sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Primeira atividade de Redes comunicativas


A Inquisição 

A Inquisição foi criada na Idade Média no século XVIII,e era dirigida pela Igreja Católica.Era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça as doutrinas dessa inquisição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados poderiam até ser queimados vivos na fogueira.                                                
  O historiador Aldair Rodrigues estudou os mecanismos que permitiram a inquisição no Brasil. Ele quis descobrir como a inquisição chegou aqui e compreender a presença da mesma na sociedade da América Portuguesa.Para isso ele estudou vários agentes, entre eles o 'ponto de vista social' , que eram as famílias oriundas dos patamares intermediários da sociedade.Ele também explica o que era "limpeza de sangue"; que era a lei que impedia os convertidos a fé católica a participar dessas instituições, pessoas limpas de sangue que podiam participar.
  Aldair explica que a Inquisição no Brasil só foi possível por causa de uma REDE chamada de comissários , que era formada por 198 agentes que estavam as margens das capitanias mais antigas do nordeste e também no Rio De Janeiro.Enfim , a Inquisição não tinha uma sede no Brasil , então ela era representada pelo Clero do Cabido , que já tinha muita autoridade no Brasil.
Em terras brasileiras  os tribunais do santo oficio chegaram a ser instalados nos seculos xvll e xvlll.Porem não apresentaram muitas forças como aconteceu na  metrópole em Portugal. como o Brasil estava subordinado ao tribunal de lisboa,este enviava a colonia Brasileira os visitantes para observa e relatar como andava a fé da população brasileira eles visitaram três províncias brasileiras em Pernambuco,Bahia e no maranhão.Foram jugado principalmente,alguns casos de heresias relacionadas a condutas morais e praticas religiosas dos Brasileiros. 
Mesmo que a inquisição já tenha acabado,houve uma divulgação predominante no cristianismo e marcou um dos mais sangrentos episódios de intolerância religiosa q durou de 1536 a 1821.
Nomes: Quezia Santana e Stephanie Poses  
Turma:CA2

Um comentário:

  1. Texto muito bom meninas! Mas, senti falta de vocês comentarem sobre como o pesquisador construiu uma rede que possibilitou a sua pesquisa.
    Abraços,
    Profª Débora Santos

    ResponderExcluir